São Paulo Fashion Week - Soon

Imagina visitares o Brasil durante um evento como o São Paulo Fashion Week!
É o evento principal de moda do Brasil, considerado por muitos uma celebração da alma do país, pela energia única que o país abraça. Sendo um país tão diverso, faz sentido que exista muita representatividade nas passarelas, onde conseguimos ver modelos com corpos diversos, de diferentes etnias, géneros e idades.

Esta semana, nos próximos dias 9 a 14 de abril, irá acontecer a primeira edição do ano, entre o Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi, além de alguns locais especiais. E é claro que vamos estar atentas a todas as tendências que pisarem as passarelas do desfile de 2024 para te entregar tudo.

Mas antes de falarmos da SPFW 2024, queremos rever algumas tendências e desfiles que já pisaram os palcos do maior evento de moda da América Latina e marcaram várias edições. Afinal de contas, a São Paulo Fashion Week tem um papel significativo em consolidar o país como um centro importante da moda global, de forma a aumentar a visibilidade dos designers brasileiros e impulsionar a economia criativa do Brasil. 

 

Esta coleção apresentada por “Meninos Rei”, sugeriu uma fusão entre elementos representados pelo pop e referências à herança cultural e antepassados. Trouxe o afrofuturismo, conhecido como um movimento cultural que combina elementos da cultura africana e da ficção científica para imaginar futuros alternativos e celebrar a identidade negra, com o objetivo de celebrar, nas passarelas, os antepassados de maneira original. As peças da coleção apresentam muitas estampas, desenhadas pelo ilustrador Leonardo Barbosa, que são características da marca Meninos Rei. Eles trabalham com tecidos de África, e a estética é intimamente conectada com ancestralidade e valorização da cultura africana, presentes nos mantos, nas coroas e penteados. E para deixar um toque mais intimista, subiram ao palco todo um elenco a representar corpos pretos, periféricos, gordos, pessoas com deficiência ou mesmo com a ideia de família (teve lindos momentos de mães e filhos que deixou muitos convidados com a lágrima no olho). As peças têm shapes volumosos e maximalistas, de aparência extravagante, com mangas volumosas, ombreiras e golas exuberantes.

O estilista mineiro é conhecido por projetos como o Fábrica Social ITI – Igualdade, Transformação e Inovação Social, que capacita mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social no corte e costura, oferecendo-lhes uma oportunidade de sobrevivência.

Com esta coleção, o “Futuro do Presente”, o estilista apresentou 25 looks inspirados nas formas orgânicas da natureza. Notavelmente, as estampas foram pintadas à mão pelas crianças que participam num projeto chamado “Crescer Sustentável” , adicionando uma toque de singularidade às peças desfiladas.

Agora a nível de tendências, pisaram nos palcos do desfile os plissados, em diferentes cores e caimentos, bem como em peças com mais estrutura.

Assim como as flores, seja estampadas, aplicações ou bordados, que invadiram os palcos da SPFW em maio do ano passado e ainda estão muito presentes na moda atual.

Como podes ver, além de apresentar sempre tendências emergentes, o maior evento da América latina também deixa sempre nos seus palcos histórias contadas que abraçam milhares de almas através da moda. E é por isso que aguardamos ansiosamente os desfiles e tendências que serão apresentados nesta edição do evento, com a certeza de que será único! Não percas os próximos capítulos...

Artigo anterior Artigo seguinte