O Natal não é a única altura do ano onde é necessário ajudar quem mais precisa, contudo, é também uma época onde a empatia pelo próximo deve estar presente.
Esta onda de amor, carinho, troca de lembranças e momentos em família é, para muitas pessoas, uma época complicada onde as dificuldades se acentuam.
Hoje trazemos-te algumas sugestões de como podes ajudar quem mais precisa de uma forma simples e marcar a diferença no Natal de alguém (e no resto do ano também!).
É inevitável associar o Natal a crianças e ao fascínio que estas têm por simples gestos. Através de doação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos, é possível devolver-lhes a infância que por vezes lhes foge das mão e obriga a que cresçam muito rápido.
A Refood, o Banco Alimentar e a Aldeia de Crianças SOS são apenas alguns exemplos de ONG - Organizações Não Governamentais - que podem ser o teu intermediário para conseguires ajudar quem mais precisa.
Apesar da intenção contar sempre mais do que os bens materiais que são doados, deves ter em atenção o seguinte no que toca a essas mesmas doações:
- Certifica-te que os puzzles e jogos de tabuleiro têm sempre todas as peças;
- As peças de roupa têm fechos a funcionar ou com possível arranjo;
- Os bens alimentares devem ser não perecíveis para que tenham uma durabilidade maior.
Atualmente, segundo dados do Jornal Expresso, existem em Portugal mais de 10 mil pessoas em situação de sem-abrigo. Isto reflete-se num crescimento de 78% nos últimos quatro anos (in:Expresso, Out 2023). O direito à habitação não está a ser refletido nestes números e há que solucionar.
As pessoas em situação de sem-abrigo necessitam de ajuda para se alimentarem, aquecerem e terem um teto. Não é fácil dar resposta a todas estas questões mas acreditamos que dar o primeiro passo é sempre o mais importante.
A associação CASA - Centro de Apoio ao Sem-Abrigo - fornece mantimentos e refeições quentes para as pessoas se aquecerem e alimentarem. Os fundos vêm de doações e ações de solidariedade.
Como ajudar alguém em situação de sem-abrigo:
- Comprar água e bens alimentares de fácil conservação (uma refeição quente para comer na hora; bolachas; sumos; frutas; barras de cereais; etc);
- Doar mantas, roupa quente, meias, gorros, cachecóis, guarda-chuva e impermeáveis para que o inverno seja ligeiramente menos frio;
- Doar comida para os animais de rua que, muitas das vezes, são os companheiros de quem se encontra em situação de sem-abrigo.
Por último, é também importante falar com as pessoas, fazê-las sentir ouvidas e que as suas histórias e vivências importam. Uma simples conversa pode melhorar o dia de alguém. A saúde mental é fundamental e é também ser um fator a ser trabalhado na sociedade como um todo.
Segue abaixo uma pequena apresentação de algumas instituições que abordamos neste artigo para que as possas conhecer melhor, visitar as suas plataformas e ficares a um pequeno passo de fazeres uma diferença gigante na vida de alguém.
Ajudar nunca foi tão fácil.
See you soon, dear reader